Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Mais Informações

Dunas, rios e lagoas de beleza infinita.

No litoral oriental do Maranhão, está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Humberto de Campos. Uma paisagem singular com dunas de areia branca e inúmeras lagoas de águas cristalinas, formadas pela ação das chuvas, garante aos Lençóis Maranhenses suas mais belas paisagens. Não é à toa que sobrevoar o Parque é uma experiência sem igual: as lagoas se espalham em praticamente toda a sua área, formando uma imagem deslumbrante. Algumas delas, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, são as mais visitadas não só pela beleza, como também pelo banho inesquecível. Outra atração imperdível da região é o Rio Preguiças. Sinuoso e rico em afluentes, ele é o responsável pela divisão das dunas em Grandes Lençóis e Pequenos Lençóis, onde se encontram os povoados pesqueiros de Caburé, Atins e Mandacaru. Você vai poder se aventurar de quadriciclo pelas dunas dos pequenos lençóis até a praia deserta de Caburé, descer de barco o Rio Preguiças e conhecer o Farol de Mandacaru, onde se tem uma das mais belas vistas da região. Principais portões de entrada para o Parque dos Lençóis, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, possuem hospitalidade que encanta a todos que chegam para conhecer a região.

A área do parque é de 1.550 Km² um pouquinho maior que a cidade de São Paulo com 1523 Km².

O parque se tornou uma unidade de conservação Federal em 02 de Junho de 1981 (Decreto Lei nº 86.060).

PORTAL DE ENTRADA

O principal portal de entrada para o Parque é a cidade de Barreirinhas.

Sua data de povoação é por volta de 1850, a partir dessa data foi criada a freguesia de Nossa Senhora de Barreirinhas através da lei provincial nº 481 de 18 de Junho de 1858. Em 14 de Junho de 1871, o lugarejo foi elevado a vila e em Março de 1938, Barreirinhas foi elevada a categoria de cidade.

A partir de Barreirinhas é possível fazer os principais passeios no parque, incluindo os grandes Lençóis e os Pequenos Lençóis, formados na região do Rio Preguiças (Vassouras, Caburé e Paulino Neves).

POPULAÇÃO

A população que envolve a região dos Lençóis Maranhenses é de 147.894 habitantes (IBGE 2006), em Barreirinhas a população estimada é de 60.588 (IBGE 2015).

CLIMA

O clima na região dos Lençóis Maranhenses é tropical, sendo temperatura mínima de 22,7º C (72,9º F) e máxima de 31,8º C (89,2º F).

O período de chuvas é de Janeiro a Julho. O período entre Maio e Agosto é onde encontramos as lagoas no Parque.

ELETRICIDADE

Voltagem: 220V

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Receptivos do Brasil – Passeios Turísticos no Brasil - Passeios, Trasfers e Serviços Turísticos no Brasil